SEGUNDO RETIRO "DESPERTA JÓ"

CONVIDAMOS VOCÊ PARA JUNTOS PARTICIPARMOS DO 2º RETIRO "DESPERTA JÓ - HOMENS QUE ORAM POR SUAS FAMÍLIAS"
Datas: 28 à 30 de Outubro de 2011 / Local: Granja Santa Eufêmea, Km.18 - Aldeia PE / Orador Oficial: Pr. Francisco Dias
Contato: (81) 88361420 - 34585285 / (81) 97112041
Pr(s). Sérgio Ricardo e Spartacus Isaac
Email: desperta_jo@hotmail.com

Primeira reúnião do Desperta Jó

Primeira reúnião do Desperta Jó
16.07.2010

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Caráter, a base da excelência

Extraído do livro: Excelência no Caráter, do pastor Robb Thompson.

O autor desenvolve neste livro um dos fundamentos essencial para a vida cristã, “o caráter”. Define “caráter” como a soma dos princípios que carregamos e que norteia as nossas decisões e escolhas na vida.

ü  Uma pessoa de caráter estima mais o caráter que a beleza, a riqueza ou a fama – o bom caráter se refere à virtude, à ética, à autodisciplina e ao conjunto de qualidades da pessoa.
ü  Se desejo viver para agradar a Deus, não posso deixar-me abalar pelos homens – há um preço a pagar pela busca da excelência no caráter. Todavia, por maior que seja o preço a pagar, sua recompensa valerá sempre a pena, pois nada de bom pode ser tão prazeroso e durável sem bom caráter. Este compromete tudo o que diz respeito à nossa postura – nossas decisões, nossas palavras, nossas ações, nossas atitudes, nossas metas e nossos relacionamentos. O bom caráter tem a ver com tudo que diz respeito a nossa postura.
ü  Você pode não ser recompensado por suas aptidões, mas será reprovado por suas fraquezas.
ü  Você nunca conseguirá mudar o que não estiver disposto a confrontar – enquanto buscarmos ser recompensado por nossos pontos fortes, em vez de reconhecermos nossos pontos francos e eliminá-los, perderemos a competição da vida. As pessoas que se recusam a reconhecer suas fraquezas raramente se responsabilizam por seus erros. Em vez disso, procuram colocar a culpa nos outros pela dor que criaram em sua própria vida. Se não reconhecermos, confrontarmos e vencermos nossas fraquezas, continuaremos sem entender por que não nos qualificamos.
ü  Praticamente todos os fracassos têm como origem o fracasso do caráter – devemos temer ao Senhor, andar em Seus caminhos, amá-lo e servi-lo de todo o coração. Isso é para o nosso próprio bem.
ü  A presença de Deus em nossa vida está inseparavelmente ligada ao nosso caráter – “Não basta crer que a Palavra é verdadeira”. A mão divina não pode operar em meio a mediocridade. O caráter nos capacita a reter firmemente as palavras e promessas de Deus, sem permitir que coisa alguma se perca.
ü  Deus não pode fazer nada quanto ao nosso futuro, se não cuidarmos de nosso presente – não devemos confrontar acerca do amanhã enquanto não confrontarmos nosso estado atual. Temos de examinar nossas crenças e ações, para ver se algo está impedindo nossa caminhada com Deus, e, então, tomar as medidas necessárias para lidar com nossas fraquezas.
ü  Devemos interessar-nos mais pelo nosso próprio caráter do que pela falta de caráter dos outros – O Senhor não manda estudarmos as Escrituras para descobrirmos o que está errado nos outros, mas em nós, que estamos em Cristo. “As pessoas devem beneficiar-se de nosso relacionamento com Deus”. Uma pessoa de caráter nunca se relaciona com Deus por meio do seu relacionamento com os outros, mas sempre se relaciona com os outros por meio do seu relacionamento com Deus. “Se você deseja ter um caráter excelente, precisa esforçar-se para descobrir as mudanças necessárias em seus relacionamentos”.
ü  Uma pessoa de caráter demonstra integridade em todas as situações da vida – Conforme Miquéias 6.8, ser integro é o mesmo que: ser justo, fazer o bem e ser humilde. Ter integridade é desejar fazer o que é certo, de acordo com os padrões de comportamento mais elevados, é comprometar-se com a mais alta escala de valores éticos e com o código de excelência.
ü  A pessoa de caráter escolhe viver de acordo com os padrões de Deus – Deus escolhe usar Seus padrões (Sua palavra, Seus princípios) em nossa vida como uma bandeira ou um símbolo. Sua Palavra é o ponto onde devemos encontrar-nos para nos proteger de Satanás.
ü  Nosso propósito na vida deve ser tornamo-nos tudo o que Deus nos criou para sermos – Mateus 5.48, “sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai” – isso significa que o senhor o chamou para ser uma pessoa de caráter, íntegra e digna. Faça o que você deve fazer, e Deus honrará sua decisão de zelar por seu caráter. O CARÁTER É O ALICERCE.
Por ultimo, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. FILIPENSES 4.8 (NTLH)      


Nenhum comentário:

Postar um comentário